quarta-feira, 11 de maio de 2011

Rescaldo 10º PTG 100

A 7 de Maio, chegou o dia da tão esperada Maratona de Portalegre 2011, por muitos considerada a prova Rainha do Btt em Portugal, que este ano contou com 3104 participantes dos quais 1840 inscritos para a prova dos 60 Km e os restantes 1264 para os 100 Km. Foi uma prova caracterizada pela exigência física dadas as altimetrias anunciadas: 1450m na meia maratona e 2300m na grande maratona.
O dia começou bem cedo para todos os participantes e toda a nossa equipa conseguiram chegar cedo ao controlo 0, no parque de feiras da cidade de Portalegre, de forma a garantir um bom lugar no ponto de partida. Depois, foi aguardar ansiosamente pela hora do arranque.
O tempo estava nublado e ameaçava chover, chuva essa que chegou a surgir no início e a meio do percurso, mas por pouco tempo e intensidade reduzida.
 Às 9:00 em ponto começou então a aventura que é pedalar no meio de tantos participantes, onde os primeiros quilómetros foram bastante rápidos, o que levou à formação de vários grupos na entrada do IP2. À saída de Portalegre começou a primeira dificuldade, a subida ao Salão Frio que acabou por seleccionar muito os atletas que seguiam no grupo da frente. Divisões feitas, seguimos caminho até ao Alegrete, onde estava então posicionada a primeira zona de assistência. A partir daí, foi sempre a subir até às famosas antenas da Serra de São Mamede. Subida dura para todos os participantes, mas principalmente para quem foi pela primeira vez a esta prova. Mas como quem sobe por norma também desce, e depois de passada esta dificuldade, surgem as descidas até à meta. Descidas muito demarcadas e rápidas, eu que o diga, que ainda tive o azar de cair numa delas. A chegada foi preparada num dos Jardins no centro da cidade, onde os atletas da meia maratona começaram a chegar por volta das 12h. De início, a chegada dos atletas era espaçada e com relatos da dureza do percurso, mas todos demonstravam satisfação com o mesmo.
A prova foi muito bem organizada pelos Ases do Pedal, não existindo nada a apontar à organização que disponibilizou sempre o apoio necessário aos atletas. A experiencia é muita e quando assim é, o sucesso é inevitável.
A nossa equipa teve excelentes prestações, todos conseguimos chegar ao fim! Mais ou menos satisfeitos a nível pessoal, de salientar que conseguimos um top 10 com o 8º Lugar do Bruno Martins, o que é de louvar. Todas as outras posições são positivas, dada a dureza da prova, demonstrando o bom estado físico geral da equipa.
Bruno Godinho

Sem comentários:

Enviar um comentário