terça-feira, 19 de abril de 2011

Rescaldo da Mararona de Estremoz - ESTREMOZBIKE

Foi precisamente há 5 anos atrás, na meia-maratona de Estremoz, que fiz a minha estreia em provas de btt. Não poderia ter escolhido melhor padrinho/madrinha. Na altura, na companhia do Sergio Monteiro, sem sabermos bem ao que íamos, comprovamos que a Serra d’Ossa faz mesmo MOSSA e que o btt iria ser um desporto a seguir para os próximos tempos.
Hoje, é com agrado que a vejo a evolução desta maratona, por isso, este ano estiveram presentes cerca de 750 betetistas, tendo terminado 162 na maratona (80km) e 427 na meia-maratona(50km).
Estremoz mostrou-nos este fim-de-semana que a sua maratona tem tudo para poder estar presente nas provas do campeonato nacional. O traçado que nos brindou foi sem duvida do melhor que já vi e desfrutei.




Não é fácil organizar um evento desta grandeza
mas toda a equipa de ESTREMOZ-BIKE, principalmente ao grupo SOBE e DESDE, os meus sinceros parabéns. Embora o local da concentração onde todo o evento decorreu, instalações militares do Regimento de Cavalaria nº 3, não fosse um mau local, não tinha a qualidade que seria exigida, e isso foi mesmo o único ponto fraco a apontar. Aqui vou incluir, os banhos e o almoço. Porém, foi também uma fonte de historia, mostrou a quase todos os jovem das gerações de 80 para cá, que não foram á TROPA, como o sistema miserável funciona e quão mau são as suas instalações.






Voltando a prova: A partida iniciou a horas e com controlo 0, o que é positivo, forma de tentar organizar melhor a partida e acabar com os “xicos”.
O percurso foi mesmo do melhor que se pode apanhar pelo alto Alentejo! não tenho dúvidas... O inicio pela estrada até ao quilometro 3 foi rolante e ideal para diluir o aglomerado inicial. Depois, depois... foi mesmo a loucura, cerca de 6 quilometros a descer entre sobreiros, numa gincana constante e num ritmo elevadíssimo, desviando-nos dos ramos e saltado por entre troncos e paus caídos no chão. Mais tarde veio o inicio á Serra e a separação entre as maratonas. Uma subida dura mas não muito longa e a consequente descida por um corta-fogo de arrepiar, onde infelizmente alguns participantes tiveram quedas com gravidade. Nos quilómetros seguintes e até Evoramonte mais paisagens brilhantes e bem diferentes, com muita verdura e um sobe e desce constante. Antes da subida ao castelo de Evoramonte, ainda tivemos direito a uma descida também muito bonita, num single track junto ás antenas de Evoramonte. Mais uma vez, um momento de belo prazer e adrenalina. O castelo de Evoramonte ficava já ali e a forma de contornar a subida era baixar a cabeça e fazer força nas pernas...a beleza ficava para se ver lá de cima...LOL!!!

Depois até á chegada, mais sobe e desce, com passagens por ribeiras e vegetação vasta até Estremoz. A vinha do Portugal Ramos abria-nos a porta da cidade e entrada para a ultima subida, a do castelo. Quase sem forças mas com o dever comprido lá se fez num empedrado sempre duro. Na descida final até a meta fomos ainda postos em prova numa zona técnica de escadas. Muita gente na chegada e saudar os participantes, animação, sorteios e com speeker!! Contei 3 abastecimentos com muita variedade e muita água, onde as pessoas sempre se mostraram bem dispostas e cooperantes.
Resumo: Terminamos todos, sem quedas e mais bronzeados, pois os 27 graus fizerem as suas marcas. Para o ano, lá estaremos.

. Maratona – 80Km


Pos.

Dorsal

Nome

Tempo

65

79

Rui Taborda

4:43:27


81

385

Jose Sagorro

4:54:23


140

127

Jorge Palhão

6:20:35










Meia-Maratona – 50Km


Pos.

Dorsal

Nome

Tempo



24

304

Andre Costa

2:40:03




103

433

Domingos Lourinho

3:03:19




177

153

Sergio Monteiro

3:18:02




188

321

Bruno Godinho

3:21:01




213

383

Jorge Rodrigues

3:25:48

































Site da prova:

http://www.estremozbike.com

Sites das fotos e filmes:

http://www.btt-tv.com

https://picasaweb.google.com/110643500253429920232/EstremozBike2011?authkey=Gv1sRgCPPRg7eb_pae3AE#

http://www.youtube.com/watch?v=RFs1SZcsYco&feature=player_embedded

https://picasaweb.google.com/sobedesceteam/FotosEstremozbike2011PedroGuerra#

Próximas provas:

. Sab 30Abr2011 – XIII BTT Alte

. Dom 01Mai2011 – III Maratona BTT Arraiolos


Sem comentários:

Enviar um comentário